Quem sou eu

Minha foto
O PIUM filmes é um movimento em prol do cinema. Somos núcleo do Cinema Possível no Amapá. “Para nós, cinema é uma coisa prática e feita de forma possível dentro das circunstâncias em que o cineasta está envolvido e, portanto, fazedor do espetáculo. Ele cria o seu próprio olhar, a partir de sua tela de convivência dentro da comunidade e/ou ciclo em que vive.Usamos o termo ‘CINEMA POSSÍVEL’ como extensão de nosso pensar no que tange à necessidade de comunicação abrangente, utilizando formas diferenciadas, inovadoras e criativas de contar uma história.” Jiddu Saldanha (Guru do PIUM FILMES)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MIGUEL MIGUEL (MINISSÉRIE – PA) – SESSÃO DO DIA 28/07/2011

Miguel Miguel de Roger Elarrat abre a primeira exibição de filmes do I Seminário Amapaense de Audiovisual com a presença dos diretores. A sessão acontece no Teatro das Bacabeiras,às 20h. 
"Primeira minissérie produzida no Estado do Pará Miguel Miguel, dirigida por Roger Elarrat, é um dos projetos vencedores do Edital de Minissérie das Emissoras Funtelpa, realizado em 2008. De excelente qualidade técnica obtida mesmo com um orçamento apertado de R$ 100 mil, firmado em contrato de co-produção com a emissora pública, essa iniciativa abriu portas para outros profissionais no mercado de produtores e autores.
Miguel Miguel é a adaptação para TV da obra homônima do escritor Haroldo Maranhão. A minissérie apresentou, em 5 episódios de 13 minutos cada, a história de um casal de aposentados que investiga a incrível história de Miguel, o amigo das macarronadas de domingo que morrera duas vezes. Cada episódio traz uma nova descoberta, no antigo casarão de Úrsula e Varão, em uma trama de mistério e humor negro.

Para levar à telinha a adaptação da obra literária, o diretor Roger Elarrat contou com um grande elenco de atores paraenses, estrelados por Henrique da Paz e Yeyé Porto e a participação especial do músico Nêgo Nelson no papel de Miguel. Após três meses de pré-produção, as filmagens ocorreram entre julho e agosto de 2009. A direção de Arte do cenógrafo Boriz Knez  envelheceu locações para criar o clima sombrio e de mistério da obra. O fotógrafo Carlos Ebert, único membro da equipe que veio de fora do Estado do Pará, capturou imagens em alta definição, ao lado da equipe da Digital Produções. Para dar à minissérie paraense uma qualidade estética equiparável à da atual produção televisiva nacional, a equipe dedicou um ano à pós-produção dos episódios em uma detalhada elaboração de paisagem sonora e cuidadosa interferência nas cores das cenas.
Em 25/09/2010, a minissérie Miguel Miguel foi ao ar alcançando picos de audiência." 

FICHA TÉCNICA:
Diretor Geral: Roger Elarrat
Produtora: Digital Produções
Produtor Executivo: Fernando Penna de Carvalho
Ass. Direção: Célio Cavalcante
Diretora de Produção: Francy Oliveira
Ass. de Produção de Campo: Paulo Porto
Ass. de Produção de Base: Felipe Lima
Diretor de Arte: Boris Knes
Produtora de Objetos: Nairy Sidrim
Diretor de Fotografia: Carlos Ebert
Ass. Fotografia: Henrique Penna
Diretor de Elenco: Adriano Barroso
Realização: Fundação Paraense de Radiodifusão – FUNTELPA

SOBRE O DIRETOR:
Roger Elarrat é o jornalista e professor universitário do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Dirigiu o primeiro videoclipe independente da Banda Madame Saatan, premiado na mostra Curta Pará Cine Brasil, em 2005. No ano seguinte, dirigiu seu primeiro curta ficcional, “Vernissage...” e o primeiro curta stop-motion do Estado do Pará, “Visagem!”, realizado pelo Instituto de Artes do Pará. Em 2007, lançou pela rede pública de televisão, com exibição nacional, “Chupa-chupa: a história que veio do céu”, documentário em média-metragem, filmado em High-Definition. “Chupa-chupa” foi o primeiro colocado no DOCTV III, representando do Pará. Em 2010, foi ao ar “Miguel Miguel”, obra televisiva realizada através do edital de minissérie Funtelpa e produzida pela Digital Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário