Quem sou eu

Minha foto
O PIUM filmes é um movimento em prol do cinema. Somos núcleo do Cinema Possível no Amapá. “Para nós, cinema é uma coisa prática e feita de forma possível dentro das circunstâncias em que o cineasta está envolvido e, portanto, fazedor do espetáculo. Ele cria o seu próprio olhar, a partir de sua tela de convivência dentro da comunidade e/ou ciclo em que vive.Usamos o termo ‘CINEMA POSSÍVEL’ como extensão de nosso pensar no que tange à necessidade de comunicação abrangente, utilizando formas diferenciadas, inovadoras e criativas de contar uma história.” Jiddu Saldanha (Guru do PIUM FILMES)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MATINTA (Curta metragem – PA) – Sessão do dia 29/07/2011


O curta-metragem Matinta é o filme de sexta (29/07/2011), penúltima noite de exibições do I Seminário Amapaense de Audiovisual. O Diretor Fernando Segtowick estará presente e, após o encerramento da projeção, falará sobre o filme.
"O curta-metragem paraense Matinta, do cineasta Fernando Segtowick, foi selecionado para a mostra competitiva de curtas-metragens 35 milímetros da Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2010. Neste festival, o filme conquistou os prêmios de Melhor atriz (Dira Paes) e Melhor som (Evandro Lima, Miriam Biderman, Ricardo Reis e Paulo Furnari).
Matinta, inspirado na lenda amazônica da matinta perera, na versão de Segtowick e do co-roteirista Adriano Barroso, que também atua no filme, ganha traços mais humanos: aparece entremeada a um triângulo amoroso que se passa em uma vila de pescadores. Em uma das pontas do triângulo amoroso está Valquíria, vivida por Dira Paes,em outra ponta está Felício, interpretado por Adriano Barroso, que no filme é casado com Antônia e luta para resistir às investidas de Valquíria.
Ao todo foram mais de 60 profissionais do Pará, Rio de Janeiro e São Paulo envolvidos na produção do filme que teve como locação a pequena comunidade de Caruaru, na ilha de Mosqueiro. O Curta é todo rodado em película.”


FICHA TÉCNICA
Título Original: Matinta
Gênero:
Curta, Fantasia, Mistério, Nacional
Direção:
Fernando Segtowick
Elenco:
Dira Paes
Adriano Barroso
Astrea Lucena
Nani Tavares
Andrea Rezende
Marina de Paula
País de Origem:Brasil
Estreia no Brasil: 2010
Estreia Mundial: 2011
Duração: 20 minutos
SOBRE O DIRETOR
Fernando Segtowick
Paraense, 36 anos, roteirista e diretor. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pará. Estudou cinema na New York Film Academy nos Estados Unidos e dirigiu vários comerciais, vídeos institucionais e documentários. Seu primeiro curta DIAS (2000) foi o vencedor do prêmio estímulo da Prefeitura de Belém. Em 2004 lançou DEZEMBRO vencedor do prêmio do Ministério da Cultura. Em 2005 realizou o documentário IMAGENS CRUZADAS financiado pela bolsa de criação artística do Instituto de Artes do Pará (IAP). Seu trabalho já foi exibido em vários estados brasileiros e também no exterior. Em 2008, lançou o documentário “Jovens, Tefé, AM” sobre os jovens da cidade de Tefé e da reserva Mamirauá, ambas no Estado do Amazonas. No momento, está lançando o curta “MATINTA”, premiado no último edital de curtametragem do Ministério da Cultura, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário