Quem sou eu

Minha foto
O PIUM filmes é um movimento em prol do cinema. Somos núcleo do Cinema Possível no Amapá. “Para nós, cinema é uma coisa prática e feita de forma possível dentro das circunstâncias em que o cineasta está envolvido e, portanto, fazedor do espetáculo. Ele cria o seu próprio olhar, a partir de sua tela de convivência dentro da comunidade e/ou ciclo em que vive.Usamos o termo ‘CINEMA POSSÍVEL’ como extensão de nosso pensar no que tange à necessidade de comunicação abrangente, utilizando formas diferenciadas, inovadoras e criativas de contar uma história.” Jiddu Saldanha (Guru do PIUM FILMES)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


PROJETO CINEMA POSSÍVEL

 

Não estamos fazendo “Cinema de Verdade”, antes, estamos criando “A Verdade de Nosso Cinema” (Jiddu)

O Projeto Cinema Possível teve sua experiência piloto na Escola Municipal Cidade Praiana em Rio das Ostras, RJ, em 2007. Os quatro filmes e o making off do processo de criação realizados durante a oficina foram exibidos com sucesso para  alunos e membros da comunidade ligada à Escola.
            Em 2008, a ONG – CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) criou por sugestão de Jiddu Saldanha, coordenador e criador do Cinema Possível, o projeto “Do Giz ao Pixel” que consistia em repassar a técnica de Cinema Possível para professores da rede municipal de ensino e que culminou na criação da cartilha “Guia do Cineasta da Câmara Fotográfica Digital”.
Neste mesmo ano (2008), foi criado o cineclube itinerante CINE MOSQUITO, que passou a exibir filmes digitais, destacando aqueles que são feitos com câmera fotográfica, foram realizadas 8 sessões Cine Mosquito na cidade de Cabo Frio - RJ.
Fizemos uma Mega Mostra CINE MOSQUITO na cidade de Macapá – AP, em 2009, no auditório da UEAP (Universidade do Estado do Amapá), durante o encerramento do 1º Módulo da  oficina CINEMA POSSÍVEL. Nesta ocasião, ocorreu a formação do Primeiro Núcleo de Cinema Possível fora do estado do Rio de Janeiro.
Hoje, a Pium Filmes tem sua própria pesquisa e vem ampliando sua atividade na Amazônia, além de divulgar sua linguagem audiovisual rica em criatividade e possibilidades em outras regiões.
Valendo-se da tecnologia digital, na sua forma mais simples e operante, o Cinema Possível é um projeto que tem como objetivo estimular Cineastas Amadores a criar seus próprios filmes com o tecnologia de baixa, média ou alta resolução disponíveis hoje.
O projeto tem sua atividade voltada para filmes de ficção, documentários, videoclipes e outros, a maioria com a finalidade de exibir em cineclubes de escolas, bairros e projetos sociais, além de passar por alguns festivais de Cinema. 



Jiddu Saldanha
Criador e Coordenador do Projeto Cinema possível.


Os filmes do projeto Cinema Possível já foram exibidos nas mostras:
·    2009 -Festival de Cinema de Cabo Frio “A diagonal não ofende ninguém
·    2009 -“Cinema Poema” em Bento Gonçalves – RS
·    2009 -Em Teresópolis
·    2008 -“Cinema Poema” em Bento Gonçalves – RS
·    2007 -SESC de Teresina – PI
·    2007 -No Congresso Brasileiro de Poesia, SESC de Bento Gonçalves -RS
·    2007 -CineTribal em Cabo Frio, RJ
·    2007 -Fortaleza de São José em Macapá -AP
·    2007 -Mostras Cinema Possível no Atelier D’Aroeira em Cabo Frio - RJ




XIX Cine Mosquito em Cabo Frio - Plateia lotada

 
Quando tudo começou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário