Quem sou eu

Minha foto
O PIUM filmes é um movimento em prol do cinema. Somos núcleo do Cinema Possível no Amapá. “Para nós, cinema é uma coisa prática e feita de forma possível dentro das circunstâncias em que o cineasta está envolvido e, portanto, fazedor do espetáculo. Ele cria o seu próprio olhar, a partir de sua tela de convivência dentro da comunidade e/ou ciclo em que vive.Usamos o termo ‘CINEMA POSSÍVEL’ como extensão de nosso pensar no que tange à necessidade de comunicação abrangente, utilizando formas diferenciadas, inovadoras e criativas de contar uma história.” Jiddu Saldanha (Guru do PIUM FILMES)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Menor Espetáculo da Terra" - Palhaços Trovadores




“O grupo de teatro PALHAÇOS TROVADORES vem pesquisando a linguagem do clow há 12 anos na cidade de Belém, de forma pioneira, realizando uma fusão com elementos poético e estruturais de nossa cultura popular, folguedos como bois, pássaros, quadrilhas, pastorinhas, dentre outros. Este trabalho de pesquisa resulta em espetáculos alegres e coloridos, que mesclam a poesia e a canção à cena transgressora dos palhaços, envolvendo sempre o público em seu jogo.

Representante do chamado Teatro de Grupo, os PALHAÇOS TROVADORES mantém uma pesquisa constante da linguagem do palhaço, incorporando sempre elementos novos.

Dentro dessa perspectiva de alargamento de suas pesquisas, ampliando a relação da linguagem do palhaço com outras linguagens artísticas, o grupo participou de um treinamento de Teatro de Bonecos, com Aníbal Pacha, integrante da In Bust Cia de Teatro Com Bonecos, referência nesta linguagem no estado do Pará. Realizado em 2008, o treinamento animou o grupo na criação de um espetáculo que juntasse a técnica do clow e a técnica do boneco. Ao pensar na história do circo, sua estrutura, seus artistas com números variados e a estrutura de seus espetáculos, nasceu a ideia deste trabalho, que pretende mostrar o universo do circo, sua estrutura, seus artistas, através da fusão de duas linguagens artísticas bem populares no teatro paraense: a arte do palhaço e a arte dos bonecos.

Utilizando o jargão dos apresentadores de circo, conhecidos também com Mestres de Pista: -‘ Senhoras e senhores, com vocês. O maior espetáculo da terra!’, nasceu a proposta dos PALHAÇOS TROVADORES de realizar ‘O Menor espetáculo da Terra!’”

Nenhum comentário:

Postar um comentário