SOBRE JODOROWSKY
Alejandro Jodorowsky é um revolucionário místico cuidador. Nasceu no Chile, em 1929, onde começou a atuar como ator em peças experimentais. Com 23 anos deixa o Chile e parte para o México e depois para Paris onde monta, em 1962, o "Movimento Pânico", junto com Fernando Arrabal e Roland Topor. Já na década de 1970 começa com sua produção cinematográfica, no México:"Fando e Lis"(1970) e "El Topo"(1971) e depois "The Holy Montain (1973). Mas Jodorowsky é muito mais, é escritor; roteirista e escritor de histórias em quadrinhos, como: Bórgia, Incal e Antes do Incal; é um estudioso e grande conhecedor do Tarot de Marselha; desenvolveu a psicogenealogia e a psicomagia. Atualmente permanece produzindo efervescentemente, com um filme para estrear: "King Shot", produzido por David Lynch; lendo Tarot semanalmente em um café em Paris e criando e recriando seu espaço terapêutico: o "Cabaré Místico".
PROGRAMAÇÃO DO DIA 18/11
Quinta-Feira
Filme “A Gravata” (21min)
Hora: 19h30min
Local: SESC, no bambuzal
Fala sobre Jodorowsky – Herbert Emanuel
Hora: 20h
Local: SESC, no bambuzal
Leitura do primeiro quadro da peça “Fando e Lis”, de Fernando Arrabal – Direção de Paulo Alfaia
Hora: 20h30min
Local: SESC, no bambuzal
Realise do Filme “A Gravata”
Em 1957, Jodorowsky fez sua primeiras experiências no mundo das imagens em movimento filmando em Paris uma versão muda de um conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças. O filme, considerado perdido, foi recentemente encontrado na Alemanha.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 19/11
Sexta-Feira
Filme “Fando e Lis” (93min)
Hora: 19h30min
Local: SESC, no bambuzal
Realise do Filme “Fando e Lis”
A carreira única de Alejandro Jodorowsky começa com esta bizarra história de inocência corrompida, amor sadomasoquista e paraíso inatingível. Criada a partir de memórias dispersas de uma peça de Fernando Arrabal, a alucinação sublime de Alejandro mostra o impotente Fando e sua namorada paralítica em busca da cidade encantada de Tar, onde o êxtase espiritual reside. A incrível viagem leva o casal ao caos urbano, desertos escaldantes, montanhas traiçoeiras; suas próprias lembranças e tudo que há de mais característico na obra autoral, provocativa e incendiária de Jodorowsky no início de carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário